21 dezembro 2007

Luxo Obsceno



Tem algum tempo que tenho pensado no luxo. Vivi um pouco dele por intermédio de outras pessoas. É como um buraco negro onde você é sugado como em todo tipo de vício. Você come em um restaurante onde te tratam como todo ser humano deveria ser tratado e isso faz muito bem. Compra algo que parece ter garantia eterna- algumas vezes realmente tem, e parece que o artefato ganha poderes mágicos.

Mas e quando esse luxo todo pagaria contas de alguém MUITO próximo que precisa? Aí vem a culpa, arrependimento, mesquinhez... e tem gente que diz que luxo é ser simples!!! Faz-me rir! Luxo é exclusividade. É um produto ser produzido artesanalmente ou em escala limitada e um monte de outros fatores que vão além do preço. E justificam o preço. Não uma peça de roupa produzida em uma fábrica como outra qualquer. Um bom corte justifica um acréscimo no preço. Mas tem 'acréscimos' OBSCENOS!!

O que é produzido de modo honesto, com empenho e luxo não tem como ser assim simples! Tem energia do criador envolvido. Tem material bruto que foi transformado. Tem conceito. É por isso que ARTE, custa tão caro. Quadros, cerâmicas, esculturas... tudo isso traduz luxo. Luxo são produtos de higiene pessoal produzidos através de processos ambientais responsáveis. É o uso de primeira linha, é o uso de muitas linhas e fios para um lençol ficar mais macio.

Luxo está longe de ser simples!

Mas é como Alain de Botton diz no Arquitetura da Felicidade. Quando você está triste, não há palácio, mármore ou adorno que mude a situação. E as coisas simples é que realmente estão ligadas à felicidade!

Um comentário:

Tally M. disse...

eu aprendi a mesma coisa, mas com o lester de beleza americana. aprendi tb q it´s hard to stay mad when there´s so much beauty in the world.